www.aplisboa.pt

Breve resumo

Hóquei em Patins

As origens do hóquei são muito antigas. Foi encontrado um baixo-relevo egípcio, que mostra um grupo de crianças batendo uma bola com um bastão muito grosso. Em Atenas também foi encontrado um baixo-relevo da civilização clássica grega, que representa vários jogadores em posição de jogar uma bola e empunhando aléus (setiques).

Breve resumoEm França, nos fins da Idade Média, o jogo era conhecido por Crosse e por vezes chamavam-lhe Hoquet, que, possivelmente, deu origem em inglês a Hockey.

Outros autores defendem que o Hóquei (de rodas e de gelo) constitui uma derivante do jogo Bandy, cujo termo em Inglês designa cajado e que era praticado pelos Índios Americanos.

E se o hóquei remonta à Antiguidade Pré Clássica, a patinagem (deslizar em rodas) tem o seu aparecimento, segundo a existência de diversas gravuras, no início do século XII.

A divulgação do primeiro patim de rodas é atribuída ao belga Joseph Merlin, mas foi a partir do jogo elástico do americano James Plympton (1850) que se deu a grande expansão da patinagem.

Em Inglaterra começou a ser praticada em 1877. Mas de uma forma competitiva e organizada, só em 1905. Em 1949 passou a chamar-se Roller Hockhey. A Inglaterra venceu o primeiro campeonato da Europa (1926) e do mundo (1936). Foi a partir da segunda guerra mundial que Portugal e Espanha passaram a dominar o hóquei patinado europeu. Em 1947 Portugal venceu os terceiros campeonatos da Europa, realizados em Lisboa. A partir daí a população portuguesa ficou definitivamente conquistada por este bonito e emocionante desporto, o qual passou a ser unanimemente considerado modalidade nacional.

Actualmente é praticada em cerca de 60 países. Foi modalidade demonstração nos jogos olímpicos de Barcelona em 1992, mas não conseguiu conquistar os responsáveis para que se transformasse em modalidade olímpica.

Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália e Argentina são actualmente os países que detêm mais títulos europeus e mundiais no seu historial.

Evolução do Hóquei em Patins em Portugal

Em Portugal, julga-se que o hóquei em patins teve a sua origem no jogo da Choca. Esse jogo era jogado por cinco jogadores munidos de um pau (que podia ser, ou não, curvo na ponta), uma pequena bola de madeira (ou uma pinha) que tinha o nome de reca, choca ou porca, ou em outras localidades, unha de boi (corneta).

O primeiro relato histórico remete-nos para 1873, data em que D. Maria Pia terá apresentado os primeiros patins em Mafra. Durante muito tempo a patinagem esteve ligada à aristocracia.

O primeiro ringue foi construído na antiga cidade de Lourenço Marques (1905). Os primeiros registos de patinagem em recintos públicos apontam para o Colégio Militar e Escola Académica de Lisboa (1905). Nesse mesmo ano terá sido praticada colectivamente em Carcavelos, por influência de funcionários ingleses. Os ingleses foram também os responsáveis pela realização do primeiro jogo entre equipas portuguesas (1912), com equipamentos cedidos por eles. Os ingleses terão sido os grandes impulsionadores e influenciadores do inicio da prática do Hóquei em Patins em Portugal.

Nos anos 1930 a 1940, era praticado nos concelhos de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Vinhais, Espinho, Cantanhede, Fornos de Algodres, várias localidades da Beira Baixa e ainda Sesimbra.

A Federação Portuguesa de Patinagem foi fundada em 1933. Em 1939 organiza os primeiros campeonatos nacionais, os quais foram ganhos pelo Sporting.

Portugal, para orgulho de todos os portugueses e em especial dos praticantes e de todas as pessoas ligadas ao hóquei em patins, é o país do mundo com mais títulos internacionais conquistados.

A relembrar

  • 15 Campeonatos do Mundo
  • 21 Campeonatos da Europa em Séniores
  • 14 Campeonatos da Europa de Júniores
  • 1 Campeonatos do Mundo de Júniores
  • 9 Campeonatos da Europa de Juvenis
  • 3 Campeonatos da Europa Femininos 

 

Sponsors oficiais

 
 

Contactos

Rua Possidónio da Silva, 103 - Loja Dt.ª
1350-246 Lisboa
Portugal

Tel: 213 931 710
email: info@aplisboa.pt

Coordenadas GPS: N 38.712307º | W  9.168458º
Google maps