www.aplisboa.pt

FAQ

Perguntas mais frequentes

Introdução

O hóquei em patins é considerado modalidade desportiva nacional.

Portugal é o país do mundo com mais títulos internacionais conquistados no hóquei em patins…

Portugal, para orgulho de todos os portugueses e em especial dos praticantes e de todas as pessoas ligadas ao hóquei em patins, é o país do mundo com mais títulos internacionais conquistados: 15 Campeonatos do Mundo e 44 Campeonatos da Europa (21 Seniores, 13 Juniores, 8 Juvenis e 2 Femininos).

Tal como em outras modalidades, os jovens devem beneficiar da sua prática com qualidade e orientação técnica e pedagógica adequadas. Ela é um factor fundamental na formação da juventude devendo fazer parte integrante do seu processo educativo. É um direito, mas deve ser escolhida com liberdade para que seja praticada com gosto.

1 – O que é o Hóquei em patins?

É um desporto colectivo, praticado entre equipas compostas por cinco jogadores dos quais um é guarda redes.

Disputa-se com um stick (setique) de madeira ou plástico e uma bola de plástico rijo. O objectivo é introduzir a bola na baliza do adversário após progressão na pista…

É um desporto colectivo, praticado por homens e mulheres, sendo as equipas compostas por cinco jogadores dos quais um é guarda redes.

O jogo disputa-se com stick (setique) e bola. O stick é feito habitualmente de madeira ou plástico e a bola de um material, muito parecido com o plástico, aprovado pelo Comité Internacional de Rink-Hockey. O árbitro deverá optar sempre pela mais esférica e a menos elástica. O objectivo é introduzir a bola na baliza do adversário após progressão na pista, podendo ser utilizados passes entre os jogadores que finalizam a jogada sempre com um remate efectuado dentro ou fora da área da outra equipa. Cada grupo pode utilizar o número máximo de dez jogadores, podendo ser substituídos quantos e quando se quiser, no decorrer do jogo.

A duração do jogo varia entre dez minutos (infantis) e vinte cinco minutos (seniores) cada parte.

2 – Quais os atractivos do hóquei em patins?

Sendo uma modalidade predominantemente colectiva, contribui para criar um espírito de respeito pelos colegas e outros intervenientes, ajuda à criação de amizades, à integração e convivência sociais dos jovens.

A patinagem fornece aos seus praticantes, para além das vantagens gerais de todos os desportos, capacidades de equilíbrio físico e psíquico, dinâmica e destreza, contribuindo para a evolução psicomotora do indivíduo e para a sua formação global. É muito motivante e actual, contribuindo para aumentar a auto confiança do jovem…

A actividade física tem vindo a ter nos últimos anos uma crescente adesão por parte das populações e em particular pelos jovens. Pela sua natureza, previne práticas e comportamentos marginais ou desadequados.

A prática desportiva em geral e a patinagem em particular têm muitos atractivos As vantagens dessa prática estendem-se do domínio físico ao social (grupo), educativo (regras) e lúdico.

O hóquei em patins, quando praticado correctamente e devidamente acompanhado, educa o corpo e o espírito. Sendo uma modalidade predominantemente colectiva, contribui para criar um espírito de respeito pelos colegas e outros intervenientes, ajuda à criação de amizades, à integração e convivência sociais dos jovens.

A patinagem, apesar de ser assente num acto motor inatural, fornece aos seus praticantes, para além das vantagens gerais de todos os desportos, capacidades de equilíbrio físico e psíquico, dinâmica e destreza, contribuindo para a evolução psicomotora do indivíduo e formação global. É muito motivante e actual, contribuindo para aumentar a auto confiança do jovem, se a aprendizagem for evolutiva e gradual.

3 – Como e onde posso praticar o hóquei em patins?

O hóquei em patins é uma modalidade de prática colectiva, no entanto a iniciação/aprendizagem pode ser feita de uma forma mais individual.

Na zona geográfica da responsabilidade da Associação de Patinagem de Lisboa (APL) existem vários clubes (ver nomes e moradas, na primeira página)…

O hóquei em patins é uma modalidade de prática colectiva, no entanto a iniciação/aprendizagem pode ser feita de uma forma mais individual, inclusivé passando pela patinagem artística.

Existem muitos clubes espalhados por todo o país, onde podes iniciar e praticar esta emotiva e espectacular modalidade.

Na zona geográfica da responsabilidade da Associação de Patinagem de Lisboa existem vários clubes e colectividades, seguramente que encontrarás uma perto da tua residência. (ver nomes, moradas, contactos e disciplinas no menu Clubes na página principal deste site.

4 – Quando posso começar a jogar, fazendo parte duma equipa?

Logo que saibas patinar minimamente, podes participar em pequenas brincadeiras colectivas de ambientação ao clima do jogo e à competição…

Logo que saibas patinar minimamente, podes participar em pequenas brincadeiras colectivas de ambientação ao clima do jogo e à competição. Aliás, jogar hóquei em patins é indissociável da competição. No entanto, não confundir com campionite ou desvirtuamento do salutar espírito competitivo do hóquei em patins.

No domínio da competição não se verifica unanimidade sobre quando (idade) e com que intensidade deve ocorrer a faceta competitiva. As divergências surgem quer em termos teóricos, quer sobretudo na prática. Na verdade, há pessoas que defendem uma coisa e actuam de outra forma.

5 – Posso praticar sem competir? Isto é, sem participar nos jogos oficiais (campeonatos ?)

Se quiseres podes participar só nos treinos, mas o habitual é a participação nos campeonatos distritais ou nacionais. O sentido dos jogos colectivos, nos quais se formam equipas, é a actividade física ou jogo entre conjuntos, grupos ou equipas.

O hóquei em patins é na sua essência uma modalidade competitiva. Sem competição perde muito do seu sentido….

Se quiseres podes participar só nos treinos, mas o habitual é a participação nos campeonatos distritais ou nacionais. O sentido dos jogos colectivos, nos quais se formam equipas, é a actividade física ou jogo entre conjuntos, grupos ou equipas.

Contudo já não é pacífico na comunidade hoquista, o grau de entrega ou o nível de competitividade e articulação com a idade, que os jovens hoquistas devem utilizar e sobretudo o que os dirigentes e treinadores devem incutir às crianças e jovens.

O hóquei em patins é na sua essência uma modalidade competitiva. Sem competição perde muito do seu sentido. No entanto,“ao prazer de jogar jogando, ganhando se possível, não se deve nunca sobrepor a obrigação de ganhar, ou de não perder, mesmo que o jogo não agrade”.

6 – Qual o comportamento e atitudes fundamentais que um jogador de hóquei em patins deve evidenciar?

O Desportivismo, a Disciplina, a Participação, o Companheirismo e a Amizade devem estar sempre presentes. Como vais vir para o hóquei livremente, decerto o vais praticar com entusiasmo e alegria. Por outro lado, pedimos-te que te esforces para, além daquelas posturas, mostrares sempre competitividade, técnica e ritmo, para que o hóquei em patins se torne ainda mais atractivo e cativante…

O Desportivismo, a Disciplina, a Participação, o Companheirismo e a Amizade devem estar sempre presentes, pois é também através da aplicação desse espírito e atitudes que o hóquei pode contribuir para a tua formação geral.

O comportamento do hoquista, como principal actor desta bonita modalidade é fundamental para a sua aceitação e desenvolvimento atraindo mais praticantes e apoiantes.

O desempenho e atitudes do atleta, são importantes para que a sua prática possa ser emotiva e colorida, de convívio social e desportivo e de divulgação do hóquei em patins.

As instancias oficiais e organizações de torneios, devem dar muita atenção às facetas atrás descritas nomeadamente incentivando através de prémios, as equipas e os atletas que melhor as consigam traduzir nas suas actuações.

Como vais vir para o hóquei livremente, por opção desportiva, decerto o vais praticar com entusiasmo e alegria. Pedimos-te que te esforces para mostrares sempre o que ele tem de mais atractivo: desportivismo, disciplina, competitividade, técnica e ritmo.

7 – Qual o material ou equipamento que necessito?

Na iniciação, apenas os patins, joelheiras e cotoveleiras. Mas quase todos os clubes disponibilizam esses artigos para a criança se iniciar na modalidade…

Na iniciação, apenas os patins, joelheiras e cotoveleiras. Mas quase todos os clubes disponibilizam esses artigos para a criança se iniciar na modalidade. Numa fase posterior, já a situação é mais variável. Há clubes que custeiam todas as despesas (material, equipamentos, deslocações, professores, treinadores, etc.) e outros parcialmente.

Por outro lado, há ainda clubes que instituíram uma mensalidade ou quotização maior e outros menor.

Contactos

Rua Possidónio da Silva, 103 - Loja Dt.ª
1350-246 Lisboa
Portugal

Tel: 213 931 710
email: info@aplisboa.pt

Coordenadas GPS: N 38.712307º | W  9.168458º
Google maps

 

I Torneio Jesus Correia 100

 

Transmissão online I Torneio Jesus Correia

Clique aqui